World Tennis
Auto-atendimento. Base de informações

Buscar por:
<< Categoria principal < Categoria superior

Erros de português e de digitação podem eliminar você do processo de seleção

Explicações adicionais

Não são necessárias explicações adicionais

SOLUÇÃO

Na hora de redigir o seu currículo, tenha bastante cuidado com o texto, pois ele será o primeiro item analisado pelos recrutadores. Sempre consulte o dicionário em caso de dúvida quanto ao significado e/ou grafia das palavras. Erros de português normalmente reduzem a zero as suas chances de ser selecionado para uma entrevista.

Ao digitar o seu currículo, não descuide da acentuação, especialmente quando escrever as palavras "estágio", "informática", "gerência", "período", "econômico", "inglês" e "português". O "ç" não é uma letra em extinção, portanto, use-o sempre que for necessário. Não use o "c", ao invés do "ç", por comodidade, tampouco despreze os acentos por preguiça de digitá-los. O recrutador sempre julgará esse tipo de omissão como erro grave e falta de domínio da língua portuguesa.

Também preste muita atenção aos espaçamentos entre as palavras, para que elas não se juntem (exemplo: 26anos). A estética no currículo vale como apresentação do candidato.

Não use apenas letras maiúsculas, que representam um "grito" na comunicação via Internet. Por outro lado, textos escritos somente com letras minúsculas não atraem a atenção dos selecionadores. É importante dosar o emprego das letras maiúsculas, utilizando-as em inícios de frase, títulos, subtítulos e uma ou outra informação relevante para a qual você queira despertar o interesse do selecionador.Outra boa dica é jamais usar a palavra "indiferente" ao preencher os campos "cargo" e "local", o que indica desespero ou pouco interesse. Já ao completar o campo que indaga sobre seus conhecimento em línguas, você deve relacionar apenas os idiomas estrangeiros que lê, fala e escreve. Não preencha com "português fluente" ou "português", a não ser que você não seja brasileiro. No caso de você não dominar outro idioma, o mais indicado é deixar o campo em branco.

Escolha bem o provedor de serviços de e-mail. Alguns serviços como Zipmail têm apresentado problemas regularmente e as mensagens não chegam aos destinatários. Já em relação ao provedor SOL, o serviço será desativado nos próximos dias e é necessário mudar imediatamente o endereço de e-mail do seu currículo. Ao escrever seu e-mail, verifique mais de uma vez se ele está digitado corretamente e não repita a palavra e-mail antes do seu próprio endereço eletrônico. Todo cuidado é pouco, pois, em caso de erro, as empresas que se interessarem pelo seu currículo jamais conseguirão entrar em contato. Cheque seus e-mails regularmente, pois todos os serviços de e-mail possuem limitação no espaço da caixa postal e uma vez cheia, todas as mensagens enviadas a ela não chegarão e o candidato nem ao menos ficará sabendo. A mesma dica vale para telefone celular com caixa postal cheia, telefone convencional sem secretária eletrônica ou telefone para recados que não tenha alguém orientado para receber a ligação.

É comum o candidato não completar devidamente os campos de dados pessoais, como, por exemplo, "nacionalidade", "estado civil", "idade", além dos campos referentes "a disponibilidade de cidade, estado e país para trabalhar". Pense bem: se esses dados não fossem relevantes, não existiriam os campos a serem preenchidos. Portanto, reserve a eles a mesma atenção dedicada ao listar as atividades profissionais que você já desenvolveu.

Evite usar frases pouco objetivas ao descrever o que você pretende como meta ou cargo desejado. "Ganhar experiência e aprendizado", "conseguir aplicar meus conhecimentos" são frases que não produzem nenhum efeito. Pelo contrário, indicam falta de segurança. O candidato deve ser direto e mostrar que sabe o que quer.

Por último: após enviar o seu currículo, faça mais uma revisão completa e atenta de todas as informações que inseriu, em busca de erros de português ou de digitação.

Seguindo essas regras básicas, seu currículo estará pronto para ser enviado. Boa sorte !


Guia de Empregos Help Center Guia de Empregos
Copyright © 2003